Onde está todo o ouro?

Ao longo da história como a conhecemos, o ouro manteve seu valor, em parte devido ao fato de ser indestrutível. Isso significa que quase todo o ouro extraído do mundo ainda existe em várias formas, seja como joias ou como barras guardadas em cofres. Mas quanto ouro foi extraído e quanto permanece no subsolo? Este infográfico da Kalo Gold mostra todo o ouro acima do solo do mundo e as reservas que foram identificadas e ainda não foram extraídas.

Onde está todo esse ouro? O World Gold Council estima que os mineradores tenham extraído historicamente um total de 201.296 toneladas de ouro, deixando outras 53.000 toneladas em reservas subterrâneas reconhecidas. Se todo o ouro acima do solo fosse empilhado lado a lado, o cubo resultante teria apenas 22 metros de cada lado, uma prova da raridade do metal.

Mas onde exatamente está todo esse ouro? Quase metade de todo o ouro extraído está na forma de joias. A Índia e a China foram os maiores mercados de consumo de joias de ouro, combinando mais de 50% da demanda global de joias em 2020.

Investidores de todo o mundo compram ouro por causa de sua capacidade de agregar valor e, quando as pressões inflacionárias são altas, o ouro geralmente atua como um porto seguro. O investimento é, portanto, um dos maiores usos finais de ouro, com mais de 44.000 toneladas de ouro mantidas como barras, moedas ou barras para fundos negociados em bolsa de ouro (ETFs). Ourocambio melhor jeito de enviar encomenda para o exterior