EVOLUÇÃO DAS MODALIDADES DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA

Devido, em particular, a esse forte desejo de integrar a educação a distância em várias faculdades EAD de Quebec, a TELUQ está buscando se reposicionar nesse sentido. Em 2014, entre os projetos visados sob este signo estavam a mudança de nome do estabelecimento (já que o nome atual “já não reflete a realidade da TELUQ” com o uso de tecnologias Web) e “uma chamada para outras faculdades EAD quebequenses que estariam interessados em desenvolver parcerias para aumentar a oferta de educação a distância”.

A escolha de uma modalidade de formação a distância é da responsabilidade de cada estabelecimento, ou ainda de cada unidade ou de cada docente. O corpus identificado esclarece o fato de que certos meios dependem particularmente (embora não exclusivamente) de uma modalidade e não de outra, como parece ser o caso da UQAT com o uso de DVDs (ver quadro abaixo).

No entanto, os modelos baseados em tecnologias web parecem estar ganhando terreno. Na TELUQ, por exemplo, dois terços dos cursos são oferecidos online, no todo ou em parte.
https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-analise-desenvolvimento-sistemas-ead
Quanto à Université Laval, o estudo de Gérin-Lajoie e Potvin mostra o declínio dos modelos baseados no impresso e na televisão desde meados da década de 1990, em favor do modelo eletrônico (definido como um modelo de autoformação com ênfase no material disponível em disco digital ou site) e a sala de aula virtual síncrona (ver quadro abaixo).

A “maior originalidade [da UQAT] há quinze anos” são os cursos à distância em DVD: uma sala de aula permite a gravação da palestra e do conteúdo do Smart Board para que “alunos da região e de todo o Quebec segue […] em casa o mesmo curso que o aluno experimentou em aula […], com algumas alterações na edição”.