É o número de recursos humanos e físicos ou sua tradução em benefícios que estão disponíveis para concedê-los em um determinado período.

O modelo de gestão é a forma como os recursos são organizados e combinados com o propósito para cumprir as políticas, objetivos e regulamentos legais. Participação em saúde: é um instrumento de controle cidadão que gera mecanismos de expressão e integração das demandas populares.

Isso significa que a população passa a fazer parte e é responsável pela fatores determinantes da saúde e do autocuidado, e participa da tomada de decisões. Participação Cidadã: É o exercício dos direitos do cidadão por meio do vínculo entre a institucionalidade público e cidadania.

Dessa forma, as pessoas se envolvem nos assuntos públicos e têm acesso à tomada de decisões da clínica médica. Participação da comunidade: É um processo micro social em que a intervenção da comunidade na esfera pública, a nível local.

Este processo articula os esforços que são feitos localmente para participar nos processos que ocorrem a este nível. Relevância cultural do cuidado; é a adequação dos cuidados de saúde às necessidades e características – Dos usuários de acordo com sua cultura. No caso de usuários indígenas, consiste na consideração, avaliação e respeito aos conceitos de saúde e doença que sua visão de mundo envolve, bem como suas formas de recuperar e manter a saúde. ginecologista sobradinho distrito federal